Doutrina conhecida por ser o contraponto do Calvinismo, tendo como seu
principal defensor o holandês Jacobus Arminius (1560 - 1609).
O ponto principal do arminianismo está na afirmação de que a dignidade
humana requer a liberdade perfeita do arbítrio, ou seja, cada pessoa
tem capacidade de escolha e o livre-arbítrio é essencial.
Hugo Grotius, John Wesley (que foi um clérigo anglicano e teólogo
arminiano, cristão britânico, líder precursor do movimento metodista) e outros,
além de Arminius, também acreditavam nessa linha de pensamento.
Anos após a morte de Arminius, alguns de seus seguidores que acreditavam em sua linha de pensamento formularam sua doutrina em cinco pontos principais, conhecidos como Os Cinco Pontos do Arminianismo.
São eles:
- Capacidade humana / Livre-arbítrio - Todos os homens, embora sejam pecadores, ainda são livres para aceitar ou recusar a salvação que Deus oferece;
- Eleição condicional - Deus elegeu os homens que ele previu que teriam fé;
- Expiação limitada - Cristo morreu por todos os homens e não somente pelos eleitos;
- Graça resistível - Os homens podem resistir à Graça de Deus para não serem salvos;
- Decair da Graça - Homens salvos podem perder a salvação caso não perseverem na fé até o fim.
Por conta do conflito teológico, a Igreja se reuniu e realizou o *Sínodo de Dort, também conhecido como o Sínodo de Dordt ou Sínodo de Dordrecht (foi um sínodo internacional que teve lugar em Dordrecht, na Holanda, de 1618 a 1619 pela Igreja Reformada Holandesa), onde os arminianos, conhecidos como "remonstrantes", tiveram a oportunidade de defender seus pontos de vista perante as autoridades partidárias do calvinismo.
Depois de 154 dias de debates, que foram encerradas em 9 de maio de 1619, os argumentos arminianos não foram aceitos e eles acabaram sendo condenados como hereges, destituídos de seus cargos eclesiásticos e seculares, tiveram suas propriedades expropriadas e muitos foram exilados.
Com o passar do tempo, os calvinistas perderam o seu poder na região e os arminianos puderam retornar ao país, onde fundaram igrejas e um seminário, o qual até hoje existe na Holanda e é chamado de Remonstrants Seminarium.
Acredita-se que a grande maioria das igrejas pentecostais são adeptas do Arminianismo, diga-se de passagem que muitos de seus frequentadores nunca ouviram falar de Calvinismo ou Arminianismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário